Você está em: Página Inicial > Artigos > Ronaldo, o fenômeno entre os cavalos
Curiosidade
Publicado em 07/11/2014 Comentários

Ronaldo, o fenômeno entre os cavalos

Nós já publicamos vários artigos aqui no site trazendo histórias bem diferentes e até inusitadas de alguns cavalos, mas este sem dúvida ganha disparado no quesito “money no bolso”.

Cavalo Ronaldo

Glória de Campeão, um puro sangue inglês castanho escuro, nascido em 2004, conseguiu acumular a maior quantia em prêmios de corrida já ganha por um cavalo brasileiro, 33 milhões de reais. Toda esta fortuna foi conquistada participando de competições nacionais por um ano e meio, como no Rio de Janeiro, e internacionais por três anos e meio, como em Dubai, na França, Estados Unidos, Cingapura, etc.

Quando ainda era um potrinho, Glória foi comprado pelo haras Stud Estrela Energia, que pertence ao empresário sueco do petróleo Stefan Friborg, por apenas 30 mil reais. Eles sabiam que a genética deste animal era exemplar, mas não imaginavam o excelente investimento que estavam fazendo.

Filho do argentino Impression com a égua brasileira Audacity, filha de Clackson, um dos melhores exemplares nacionais, Glória começou a participar de competições aos dois anos, em 2006. Em 2010, montado pelo jóquei gaúcho Tiago Josué Pereira, foi o auge de sua carreira no turfe, ganhando a corrida principal na Dubai World Cup, e trazendo para casa mais de 20 milhões de reais, e também foi o ano de sua aposentadoria. Após quase cinco anos escrevendo história no turfe mundial, Glória de Campeão enfim deixou as pistas para tornar-se reprodutor.

Na primeira vez em que esteve a disposição para reprodução, esteve com 85 éguas, aproxima-se que até hoje umas 200 já tenham passado pelo grande reprodutor. Mas não é tão simples assim conseguir uma cria de um grande campeão, para “utilizar” os serviços de Glória, são vendidos dois pacotes:

- Garantia de prenhes: sendo quantas vezes forem necessárias até a égua engravidar.

- Todo risco: sendo dois encontros somente, e o resultado não é certo. Sabe-se que este custa a bagatela de R$10.000,00, portanto imagine o pacote anterior.

Cavalo Ronaldo

Foto: Theo Marques

Com 10 anos de idade ainda esbanja boa forma, mas hoje leva uma vida sossegada. No haras vive como um aposentado campeão, não faz mais questão de correr, nem necessita mais de tantos cuidados estéticos. Come mais ou menos 7 quilos de alfafa em três refeições diárias, e ás vezes uma cenoura. É escovado uma vez por dia, e em função da vida tranquila que leva hoje em dia seu peso aumentou um pouco, de 470kg da época em que corria, hoje está pesando em torno de 570kg.

Este ano (2013) sua primeira prole estréia nas competições, e se mostrarem o talento do pai, com certeza fará com que os valores de seus “pacotes reprodutores” aumentem consideravelmente. Quem sabe quantos novos talentos do turfe não surgirão deste campeão..

Reportagem de 27/10/2013 – Folha de São Paulo

Artigos que você possa estar interessado:

Deixe seu Comentário: