Você está em: Página Inicial > Artigos > O tempo e o vento - Filme
Cultura
Publicado em 23/08/2013 Comentários

O tempo e o vento - Filme

No dia 27 de setembro de 2013 estréia o filme o Tempo e o Vento, uma adaptação da obra O Continente de Érico Veríssimo.

O Tempo e o Vento é uma adaptação clássica da obra O Continente, de Érico Veríssimo, tendo sua primeira parte publicada em Porto Alegre em 1949.

Em 1967 foi a primeira exibição televisiva em forma de novela, produzida pela TV Excelsior. Posteriormente, em 1985 virou uma minissérie na TV Globo.

E hoje, está ganhando as telas do cinema nacional, a partir do dia 27 de setembro, o filme “O Tempo e o Vento” conta a história da família Terra Cambará e de sua principal opositora, a família Amaral, durante 150 anos, começando nas Missões até o final do século XIX. Sob o ponto de vista da luta entre essas duas famílias, são retratadas a formação do Rio Grande do Sul, a povoação do território brasileiro e a demarcação de suas fronteiras, forjada a ferro e espada pelas lutas entre as coroas portuguesa e espanhola.

O Tempo e o Vento

É uma produção de Rita Buzzar da Nexus Cinema e Vídeo, Panda Filmes e Globo Filmes, com distribuição da Downtown.

Com um elenco de peso, com nomes como Marjorie Estiano interpretando a jovem Bibiana, Thiago Lacerda como Capitão Rodrigo e Cléo Pires como Ana Terra. Além de Janaína Kremer, Suzana Pires, José de Abreu e a única atriz brasileira indicada ao Oscar, Fernanda Montenegro. O filme tem direção de Jayme Monjardim, filmado basicamente na cidade de Bagé, na campanha Gaúcha, onde construiu-se a cidade de Santa Fé, idealizada por Érico Veríssimo.

O Tempo e o Vento

O Tempo e o Vento é uma profunda discussão sobre o significado da existência, da resistência humana diante das guerras. Por isso, para a adaptação cinematográfica, foi tomado como estrutura o olhar feminino da quase centenária Bibiana Terra Cambará. Em meio ao cerco do casarão de sua família pelos Amarais, ela se valerá de sua memória, sempre deflagrada em noites de vento, para lembrar e contar sua história e as de seus antepassados. E, assim, resistir ao tempo e protestar contra a morte.

Confira o trailer do filme:

Artigos que você possa estar interessado:

Deixe seu Comentário: