Você está em: Página Inicial > Artigos > O galope
Curiosidade
Publicado em 16/03/2018 Comentários

O galope

O galope é um andamento natural diagonal saltado em três tempos, com um tempo de suspensão.

O galope é um andamento natural diagonal saltado em três tempos, com um tempo de suspensão. É assimétrico, executado em diagonal a cada grupo de três batidas e separado do seguinte por um intervalo de tempo/projeção  durante o qual o corpo fica “no ar”, sem base no solo (ver foto).
A dinâmica do galope é a seguinte: o animal inicia a movimentação com um dos membros posterior depois movimenta os dois bípedes diagonais e finalmente o anterior restante, seguindo-se o período de suspensão do corpo, e logo a seguir os apoios na ordem acima mencionada, os membros se sucedem com rapidez ouvindo-se as batida: tá-tá-tá, tá-tá-tá, tá-tá-tá. Para quem olha um cavalo galopando à direita vê constantemente o posterior apoiar-se na frente do esquerdo e o direito comporta-se do mesmo modo em relação ao  esquerdo, dando a impressão que o cavalo galopa por laterais. Resulta chamar-se galope a direita ou esquerda conforme o lateral direito se apóia a frente do esquerdo ou vice-versa.
Quando o galope está certo chama-se justo. Se o cavaleiro pedir a mão direita e estiver na mão direita, mas o cavalo galopar a esquerda dir-se-á que o cavalo galopa em falso ou invertido. As vezes acontece do cavalo galopar e estar com o anterior justo e o posterior em falso, diz-se então que o cavalo galopa desunido. Para o cavaleiro iniciante é difícil perceber em qual o membro sobre o qual o cavalo galopa, essa percepção torna-se fácil se ele baixar um pouco sua cabeça e ele verá a ponta da espádua avançar ao mesmo tempo da mão (anterior) que o cavalo estiver galopando.
O esforço produzido no galope está na dependência dos membros posteriores, sendo que o galope é um andamento basculante em razão dos movimentos do pescoço. Embora o apoio de três pés sejam muito fugazes, garantem uma suficiente estabilidade. Nas curvas, se o cavalo galopar na mão certa a força centrípeta o colocará para dentro da curva (nota-se uma pequena inclinação do cavalo para dentro da curva), entretanto se estiver na mão errada a força centrífuga o inclinará para fora da curva.
Velocidades do galope: no galope normal o cavalo perfaz 21 km/hora ou 350m por minuto com passadas de 3,50m. No Galope curto 250 a 300m por minuto com passadas de 3,20m. No galope largo 400m por minuto com passadas de 4,50 perfazendo  25 a 30 km/hora.
Os tempos de deslocamentos de galope assim como  no passo e trote podem variar conforme a raça, treinamento e energia do cavalo.
Secretariat – P.S.I: Um dos cavalos que venceram a Tríplice Coroa do turfe norte-americano, cavalo galopador em 1973 estabeleceu  o recorde mundial em 1.800m,velocidade de 68km/hora.
Deepriver – Quarto de Milha: Estabeleceu o tempo de 56 segundos em mil metros.
Lunarejo Cardal – Crioulo argentino, percorreu 1.380km entre Buenos. Aires e Mendonza em 17 dias, percorrendo 80 km diários.

Artigo revista Acontece escrito por Deolir Dall’Onder em 12 de agosto de 2012.

Artigos que você possa estar interessado:

Deixe seu Comentário: