Você está em: Página Inicial > Artigos > O Cavalo Mangalarga Marchador
Raças
Publicado em 22/04/2013 Comentários

O Cavalo Mangalarga Marchador

Raça genuinamente brasileira, sua criação iniciou em Minas Gerais. Cavalo de tríplice apoio com um andar muito macio.

O Mangalarga Marchador é uma raça de cavalos com origem em meados de 1812, quando nobres da Côrte Portuguesa chegaram ao Brasil com seus cavalos garanhões da raça Alter-Real e cruzaram com éguas das lidas das fazendas, em sua maioria de raças ibéricas que chegaram ao Brasil na época da Colonização.

O primeiro criador foi Gabriel Francisco Junqueira (o barão de Alfenas), que cruzou suas éguas comuns da fazenda em Minas Gerais com um garanhão da raça Alter-Real, presente de D. João VI. Como resultado desse cruzamento, surgiu um novo tipo de cavalo com o andar muito macio que na época foi chamado de Sublime.

Esses cavalos cômodos chamaram muito a atenção e logo foram se espalhando pelo Brasil. No Rio de Janeiro, sede do Império naquela época, suas qualidades foram rapidamente notadas, principalmente o porte e o andamento - e foram apelidados de cavalos Mangalarga em alusão à roupa de seus cavaleiros.

A raça Mangalarga Marchador teve sua primeira associação de criadores em 1934 (ABCCRM, Associação Brasileira de Criadores de Cavalo da Raça Mangalarga), porém anos mais tarde em função da existência de mais uma raça similar, que será contada a seguir, foi criada em 1949 uma nova Associação, a ABCCMM (Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Mangalarga Marchador), e a partir daí foi acrescentada a palavra Marchador ao nome da raça.

Parte da família Junqueira (primeiros criadores de Mangalarga) migrou para São Paulo. Chegando em novo solo, com topografia e cultura diferentes, onde a caçada ao veado era diferente, os cavalos tiveram que se adaptar às novas necessidades. Em função dessas características foi mais valorizada a marcha trotada, que tem apoio bipedal de dois tempos com tempo mínimo de suspensão que cumpria as novas exigências do animal sem perder a comodidade. Os animais de tríplice apoio, apesar de serem mais cômodos, não conseguiam acompanhar o ritmo alucinante das caçadas e a lida com gado em campo aberto - as duas maiores funcionalidades do cavalo Mangalarga no estado de São Paulo. Assim surgiu a raça Mangalarga Paulista, ou simplesmente Magalarga, que, assim como o Mangalarga Marchador, é uma raça genuinamente brasileira.

A ABCCMM é hoje a maior associação de equinos da América Latina, com mais de 250.000 animais registrados. Durante o período de meados de 1970 ao final da década de 90, o Marchador teve uma ascensão astronômica no segmento da equinocultura, batendo recordes de animais expostos, registrados e de preços em leilões oficiais.

Algumas características da raça Mangalarga Marchador:

O cavalo mangalarga marchador

* Aparência geral: Porte médio, ágil, estrutura forte e bem proporcionada, expressão vigorosa e sadia, visualmente leve na aparência, pele fina e lisa, pelos finos, lisos e sedosos, temperamento ativo e dócil.

* Altura: Para machos a ideal é de 1,52m (podendo variar de 1,47m a 1,57m). Para fêmeas a ideal é de 1,46m (admitindo-se a mínima de 1,4m e a máxima de 1,54 m).

* Cabeça: Cabeça e pescoço padrão da raça de forma triangular, bem delineada, média e harmoniosa, fronte larga e plana;

* Andamentos: Passo: andamento marchado, simétrico, de baixa velocidade, a quatro tempos, com apoio alternado dos bípedes laterais e diagonais, sempre intercalados por tempo de tríplice apoio.

* Marcha: andamento marchado, simétrico, a quatro tempos, com apoio alternado dos bípedes laterais e diagonais, sempre intercalados por momentos de tríplice apoio.

* Galope: andamento saltado, de velocidade média, assimétrico, a quatro tempos, cuja sequência de apoios se inicia com um posterior, seguido do bípede diagonal colateral e se completa com o anterior oposto.

Para mais informações sobre a raça Mangalarga Marchador consulte o site da ABCCMM.

Artigos que você possa estar interessado:

Deixe seu Comentário:

Comentários:

Paulo César Vieira - 26/09/2016

Bom gosto

aline - 26/11/2015

eu amo essa raça de cavalo amo muito sao lindos...............venha fazer um leilao aqui em minha cidade

Malaquias - 27/10/2015

Isso q é cavalo o resto é bobagem

davi camargo - 24/07/2015

que cavalo bonito

Eliane Teresinha Mendes - 07/06/2013

Maravilhoso o mangalarga marchador, cavalo muito dócil e muito lindo seu andamento marchado, bom é deixá-lo andar e ficar ouvindo sua marcha trotada!

Abilio - 23/04/2013

São muito lindos.