Você está em: Página Inicial > Artigos > Equitação de Trabalho
Esporte
Publicado em 15/04/2014 Comentários

Equitação de Trabalho

Tem como objetivo demonstrar as habilidades do cavalo de sela e a destreza do cavaleiro. A competição é composta pelas etapas: Ensino, Maneabilidade e Velocidade.

Equitação de Trabalho

Fonte foto: http://equinoculturabrasileira.com.br

A Equitação de Trabalho é uma modalidade difundida na Europa. Ela existe no Brasil, é aberta a todas as raças e tem seu campeonato brasileiro organizado por uma empresa especializada nessa modalidade.

As provas são realizadas em São Paulo em diversas etapas ao longo do ano. Durante as provas é evidente o alto nível de aprendizado, divertimento e de muita evolução para os cavalos.

A modalidade é dividida em 3 fases que simulam o trabalho de campo/fazenda sempre em harmonia com seu cavaleiro. As fases são: Ensino (ou prova de controle), Maneabilidade, e Velocidade.

Equitação de Trabalho

Fonte foto: http://www.ciadeequitacaodetrabalho.com.br

A primeira prova é julgada a harmonia do conjunto, em uma pista pré treinada em casa (chamada de reprise). Círculos, transições para passo, trote e galope, recuos, etc, vão sendo julgados e no final o competidor tem sua nota.

A segunda prova simula o trabalho de campo, como abrir porteiras, recuar, entrar em um curral, figuras diversas. Tudo julgado novamente pelos juízes, que dão a nota final.

A terceira prova é a velocidade, onde no mesmo percurso da maneabilidade os conjuntos devem fazer tudo no menor tempo sem as penalidades. A equação de pontos entre as 3 fases dá o vencedor da prova.

A Equitação de Trabalho é feita por treinadores profissionais, cavaleiros amadores, crianças e cavaleiros em início de carreira. Famílias se juntam em torno do cavalo em sábados divertidos, de muita técnica, segurança e adrenalina.

Equitação de Trabalho

Fonte foto: http://equinoculturabrasileira.com.br

Na Universidade do Cavalo (UC), a Equitação de Trabalho é praticada como forma de treinar os cavalos novos e principalmente de levar nossas crianças e clientes com suas famílias para competir. Pais e filhos, avós e netos, todos em torno do cavalo, visando melhorarmos como pessoas, evoluirmos nossos cavalos e termos assim a fórmula para o sucesso de um cavalo bom...

Artigo escrito por Aluisio Marins, MV – Universidade do Cavalo.

Artigos que você possa estar interessado:

Deixe seu Comentário: