Você está em: Página Inicial > Artigos > Cavalos e música: ótima combinação
Curiosidade
Publicado em 23/07/2013 Comentários

Cavalos e música: ótima combinação

No Rio Grande do Sul o cavalo faz parte da vida de muitas pessoas, e isso é claramente notável quando ouvimos as músicas tradicionais gaúchas. No artigo vamos conhecer a história da música Pêlos.

José Cláudio Machado, músico tradicionalista gaúcho, sempre impressionou pela habilidade que possuía de tornar simples melodias em clássicos da música gaúcha. Temos como grandes exemplos as músicas “Pêlos” e “Pedro Guará”.

Em 1972, com a referida “Pedro Guará”, José foi o vencedor da Califórnia de Canção Nativa, evento artístico musical que ocorre no Rio Grande do Sul desde 1971, considerada patrimônio cultural do Estado. Na mesma década ele iria integrar o grupo nativista Os Teatinos.

O tempo passou, e em 1982 lançou-se a primeira Reculuta da Canção Crioula, em Guaíba/RS, evento destinado a incentivar o tradicionalismo. Dois anos depois, em 1984, na segunda edição do evento, o prêmio era um Potro Mouro, e José Cláudio Machado iria participar. E foi assim, que nasceu a música “Pêlos”, onde traz em sua letra um trecho que diz: “Só me falta o potro mouro, que é pra sentar meus arreios”...

Música especialmente criada para o concurso, com uma letra totalmente voltada aos cavalos, e a relação do cantor com eles. Infelizmente não lhe deu o 1º lugar, porém foi capaz de mostrar o brilhantismo que José C. Machado possuía, tanto para compor quanto para cantar. Mostrou que além de um simples músico tradicionalista, José Cláudio Machado era também um grande gaúcho, nascido e criado em meio ao campo, aos cavalos e a cultura gaúcha.

E então, em 12 de dezembro de 2011, aos 63 anos, José Cláudio Machado veio a falecer, deixando um legado de grandes composições, mas uma, em especial, que abrilhanta e define de forma mais gaudéria impossível o cavalo gaúcho, música que sempre é lembrada, e foi um dos marcos em sua carreira, a eterna “Pêlos”.

Artigos que você possa estar interessado:

Deixe seu Comentário: