Cientistas da Universidade de Sussex (Reino Unido) realizaram estudo apontando que cavalos são capazes de discernir expressões faciais humanas, e reagem negativamente a expressões irritadas. Tais resultados foram publicados na revista científica Biology Letters. É importante salientar que as reações foram identificadas com os cavalos domésticos, o que para os cientistas o processo de domesticação pode ter habilitado os animais a interpretar o comportamento humano. “Nosso comportamento em torno deles tem um impacto”, diz a pesquisadora Amy Smith.

Como aconteceu o experimento:

Vinte e oito cavalos participaram do experimento, e tiveram monitoramento cardíaco e monitoramento das suas reações cerebrais.
A equipe exibiu grandes imagens de pessoas com expressões felizes e irritadas.

Como eles reagiram:

Imagens de pessoa com rosto com raiva – os cavalos olhavam com o olho esquerdo, o que significa que processaram a imagem com o lado direito do cérebro, “especializado no processamento de estímulos negativos”, explicou Smith.
As expressões de pessoas com raiva também causaram aceleração nos batimentos cardíacos dos cavalos.
É realmente um assunto fascinante, pensar que viver com os seres humanos pode ter influenciado as habilidades dos animais.

Você concorda com esse estudo? Faça o teste com o seu cavalo!