Você está em: Página Inicial > Artigos > Aerofagia
Saúde
Publicado em 26/03/2014 Comentários

Aerofagia

Patologia do comportamento equino desencadeada principalmente pelo estresse do tempo confinado em cocheiras.

Aerofagia

Aerofagia é um dos mais conhecidos exemplos de comportamento estereotipado, desenvolvido geralmente por cavalos de cocheira.

Consiste no ato de sugar e engolir o ar, fazendo com que este percorra o trato digestivo do animal, podendo causar sintomas locais e sistêmicos, que vão desde dor abdominal e síndrome do abdômen agudo à queda no desempenho e perda relevante de peso, com piora de estado físico.

Aerofagia

Normalmente desencadeada pelo estresse oriundo do excessivo tempo confinado, a aerofagia é uma patologia do comportamento. Se apresenta de forma crônica e progressiva, aumentando o tempo e quantidade de ar ingeridos ao longo do tempo.

Não existe uma cura para esta estereotipia. Muito se tem pesquisado a respeito. Há relatos de cirurgias, uso de artefatos (coleiras) e medicamentos, mas nenhuma com satisfatório grau de cura, além de atentarem contra o bem-estar do animal em questão.

Aerofagia

Coleira utilizada para o tratamento da Aerofagia

A dica é prevenir! Cavalos necessitam de espaço e tempo livre! Além disso, distrações dentro da baia para entreter o cavalo nos períodos confinados também podem ajudar.

Para os cavalos que já apresentam este distúrbio, uma mudança no manejo é essencial para a atenuação do problema. Envolvendo tempo em liberdade, quantidade de refeições diárias, quantidade de volumoso (pasto) diário, opções de distração e etc.

Aerofagia

Lembre-se, cavalos desenvolvem aerofagia por uma necessidade fisiológica em função do confinamento que nós impomos a eles. Não é uma simples mania, como muitos pensam, não tem relação com genética e não passa de um cavalo para outro.

Então, a "culpa" pelo aparecimento deste distúrbio é inteiramente humana, por um manejo errado que não leva em conta as necessidades naturais da espécie equina.

Artigo escrito pelo veterinário Thiago Simon Pes.

Blog Comportamento equino (http://www.comportamentoequino.com.br)

Artigos que você possa estar interessado:

Deixe seu Comentário:

Comentários:

Zenaldo Porfirio - 08/06/2015

Muito bom, esclareceu varia duvidas sobre o assunto. Valeu, Porfirio